Seja bem-vindo(a) ao espaço que pretende ser, simultaneamente, depósito de memória e elemento catalisador de união entre os Sampedrenses.
Ao contrário do que o nome possa fazer transparecer, não se trata de uma associação que exija vinculo por quotas, mas sim, de um grupo de sampedrenses que pretendem, com a sua união, ver nascer uma tradição que querem fomentada e implementada por todos.

Viva SÃO PEDRO DE RIO SECO


9 de fevereiro de 2011

“Impressões Luminosas”

Estimados Sampedrenses, amigos leitores e visitantes

Como lá mais para a frente poderão comprovar, o título deste post foi “subtraído” de uma bela missiva enviada pelo nosso, há bem pouco tempo visitante, Antonio de Jesus Limão que, acompanhado pelos seus dois filhos, nos deram a honra e prazer de ter como presença na nossa querida aldeia, ponto de paragem de uma viagem que recentemente concretizaram.

Não querendo de maneira nenhuma substituir-me à publicação “Alto da Raia” que eventualmente nos daria conta da mesma, os motivos que me levam agora a publicar a missiva, cingem-se tão somente ao facto de a tiragem referida só chegar às nossas mão, no mês de abril, perdendo-se assim, o brilho que a missiva encerra.

Assim sendo e fazendo notar que a “matéria” me foi gentilmente cedida pelo prof. André, aqui vai para deleite e orgulho dos Sampedrenses:

Impressões luminosas

Aqui, bem longe no Brasil, tenho em mãos o último número dessa “jóia preciosa” que é o Alto da Raia, registro da preservação viva das tradições de São Pedro do Rio Seco e que tive a benção e o privilégio de participar de um dia da vida dos sãopedrenses, na Festa do Menino Jesus deste ano. Sinto-me agraciado, assim como meus filhos Ricardo e Renato, que me acompanharam nessa visita única, pelo calor da amizade desse povo forte, resistente e de raízes tão profundas na história de Portugal, da Península Ibérica e da civilização ocidental.

Minha admiração especial aos baluartes da preservação da memória do Rio Vivo. Esses homens e mulheres que lutam para manter e transmitir a tradição e a história. Parabenizo esses jovens mordomos a exemplo da Festa do Menino Jesus, Manuela, Felipa, Hugo e Samuel. Parabenizo particularmente Manuel Alcino Fernandes, pela administração e representação da Freguesia e, agradeço a sua atenção e que nos foi dispensada, por ocasião da visita a Rio Seco. Fiquei particularmente impressionado com o capricho e cuidado com o patrimônio de São Pedro, as casas típicas, os locais que abrigam ações sociais, culturais e esportivas, para atender a população e, também nos detalhes como arquitetura, limpeza e jardinagem.

A recepção foi muito calorosa e me senti muito bem, dado ao carinho e a atenção com que fui recebido, particularmente por Adriano Sardinha, José Queirós Nunes, António dos Santos Afonso, António Monteiro Balhessa, João Alves, Carlos Amaral Casimiro e demais pessoas presentes.

A matéria no Alto da Raia: Quadra Natalícia, registrou essa oportunidade e apreciei particularmente a introdução do terceiro parágrafo quando diz: "...impressões luminosas para influenciar beneficamente todos os dias deste ano de 2011", para nós também, eu e meus filhos, teremos essas impressões luminosas para nos influenciar beneficamente não somente para este ano, mas, para toda nossa vida.

Muito obrigado São Pedro do Rio Seco.

Antonio de Jesus Limão  /  ajlimão@gmail.com

Que bom é verificar que ainda existem por todo esse grande mundo, pessoas que, umbilicalmente ligadas à nossa aldeia, têm vontade de aqui vir conhecer as raízes daqueles que foram seus antepassados e por isso mesmo, as suas próprias .

Um forte abraço deste Sampedrense convicto

Citrus Sénior

Sem comentários: