Seja bem-vindo(a) ao espaço que pretende ser, simultaneamente, depósito de memória e elemento catalisador de união entre os Sampedrenses.
Ao contrário do que o nome possa fazer transparecer, não se trata de uma associação que exija vinculo por quotas, mas sim, de um grupo de sampedrenses que pretendem, com a sua união, ver nascer uma tradição que querem fomentada e implementada por todos.

Viva SÃO PEDRO DE RIO SECO


14 de março de 2011

São Pedro do Rio Seco está de saúde e recomenda-se

Estimados Sampedrenses, amigos leitores e visitantes

Apesar da distância vão-me chegando, felizmente que positivas, notícias da nossa querida Aldeia e é com enorme satisfação que aqui as coloco à disposição de quem as queiram usufruir.

Bem sei que sou repetitivo e ainda bem que assim é, porque o seu a seu dono, mais uma vez o nosso estimado conterrâneo António André nos vai pondo ao corrente da nossa saudosa terra.

Todo este post (fotos e texto que se segue) são de sua autoria, o que muito lhe agradeço.

SAM_0186 - Escola ViVa   SAM_0194 - Escola Viva 

“ Escola Viva:

No dia 8 de Março de 2011, a Associação Rio Vivo procedeu à Inauguração do projecto “Escola Viva”. As antigas instalações da “encerrada” Escola do Ensino Primário foram pequenas para receber todas as pessoas que quiseram participar na sessão de reabertura dessas instalações. Após breves palavras pelo Presidente da Associação, a sessão abriu com a canção:
Rio Seco vai
Rio Seco vem
Traz no canto a novidade
Quem vier por bem
Junta as vozes também
Cruza o campo com a cidade

 

As águas guardam memórias
E levam os sentimentos
Os rios contam histórias
Cantigas leva-as o vento
E se o vento leva as cantigas
Que trago no pensamento
Dancem, cantem raparigas
Alegres versos ao vento.
Seguiram-se duas peças, uma teatralizada pelos jovens que entoaram a canção explorando as viagens através da imaginação, e uma peça de Fantoches.
Os agradecimentos a todos os que contribuíram para o sucesso da sessão e ao Dr. Jorge Ribeiro as minhas desculpas por não pormenorizar os aspectos da sua contribuição que sei que foi grande.
Sob a orientação de Caetana Serôdio, um dos elementos vencedores do prémio de permacultura para S. Pedro de Rio Seco instituído pela Fvp (Fundação Vox Populi), a Escola Viva vai, semana a semana, realizar as seguintes actividades:
“Conversas Nossas”, “Sábados na Rua, natureza, jogos e artes”, “Músicas”, “Oficina de Teatro”, “Artes e Repartes”, “Artes nas Mãos”, “Mexa-se!” e “Informática”.
Espero e faço votos para que a adesão da população de S. Pedro a estas actividades não esmoreça.

A. André

Haverá maior orgulho do que saber que São Pedro do Rio Seco VIVE pelas mãos de muitos, cujo empenho e dedicação nos merece o maior aplauso e solidariedade? Resta-nos dar as mãos e em conjunto fazer com que o lugar no mapa, que São Pedro ocupa, não seja somente, mais um ponto geográfico, mas sim um RIO VIVO e com gentes empreendedoras e que lutam contra o esquecimento.

Um forte abraço deste Sampedrense convicto

Citrus Sénior

Sem comentários: