Seja bem-vindo(a) ao espaço que pretende ser, simultaneamente, depósito de memória e elemento catalisador de união entre os Sampedrenses.
Ao contrário do que o nome possa fazer transparecer, não se trata de uma associação que exija vinculo por quotas, mas sim, de um grupo de sampedrenses que pretendem, com a sua união, ver nascer uma tradição que querem fomentada e implementada por todos.

Viva SÃO PEDRO DE RIO SECO


26 de dezembro de 2010

Sampedrenses no mundo – Testemunhos

Estimados Sampedrenses, amigos leitores e visitantes

Ainda imbuído dos sentimentos que nos inundam, nesta tão bela quadra, é com enorme alegria que regresso ao nosso espaço. Um pouco de cansaço aliado a motivos pessoais e profissionais, bem como a outros de índole própria, têm-me deixado um pouco ausente. Vou tentar que essa situação não continue.

O nosso caríssimo conterrâneo prof. António André, pesquisador incansável, de tudo o que se relacione a São Pedro, oferta-nos agora um testemunho, já longínquo, do baptizado de um também sampedrense, na nossa vizinha Espanha…

“ En la Villa de Fuente Guinaldo, a 26 de Abril de 1812, Yo D. Rafael Alfonso, Cura Ecónomo de esta Parroquial suplí las ceremonias del bautismo a un niño que fue bautizado con necesidad por Ana Bastian, natural de Villar Formoso en el Reino de Portugal, a quien se llamó Joaquín, hijo natural de Ysabel Lopez, natural de San Pedro de Río Seco, Obispado de Piñel (Portugal), es nieto materno de Juan Montero y de Theresa Lopez, naturales de dicho San Pedro, nació dicho niño en uno de los días de referido mes. Fue su madrina María Bárbara a quien advertí su obligación. Y testigos: José Francisco, natural de dicho San Pedro (Portugal) y Ramón Sánchez. Y para que conste, lo firmo, fecha ut supra Rafael Alfonso" Al margen: "padre incógnito"

Que belo legado histórico ora e aqui nos é trazido pelo prof., para o qual me faltam já palavras de agradecimento, por tão farta e valiosa contribuição.

Entretanto e seguindo o assunto do título, venho por este meio informar que teremos a honra da presença de três ilustres descendentes de São Pedro, desta feita, oriundos do Brasil, e que para conhecer e fortalecer os seus laços com os seus antepassados, se deslocam ao nosso país e país vizinho, donde também possuem costela. Dar-nos-hão a honra de sua visita por volta da passagem do ano, tendo como sítio de estadia a pousada de Almeida, mas, tal como me foi informado, passarão pela nossa bela freguesia, para dela tomarem conhecimento e farão questão de estar no dia 01 de Janeiro a assistir à festa do “Menino”.

Descabido e obsoleto será pedir a todos que, com os nossos conterrâneos tenham contacto, a amabilidade de lhes proporcionar a melhor recepção e atenção para os seus pedidos. Digo isto dado saber que todo e qualquer Sampedrense tem como um dos seus pontos de honra o saber bem receber.

Infelizmente não poderei estar presente, na nossa querida aldeia, aquando da visita desses nossos conterrâneos, mas, de algum modo, estarei ao inteiro dispor para tudo aquilo que vejam necessário.

Que 2011 seja para todos vós, sem excepção, um ano profícuo em Saúde, Amor, Paz, Riqueza e Sabedoria.

Um forte abraço deste Sampedrense convicto

Citrus Sénior

Sem comentários: