Seja bem-vindo(a) ao espaço que pretende ser, simultaneamente, depósito de memória e elemento catalisador de união entre os Sampedrenses.
Ao contrário do que o nome possa fazer transparecer, não se trata de uma associação que exija vinculo por quotas, mas sim, de um grupo de sampedrenses que pretendem, com a sua união, ver nascer uma tradição que querem fomentada e implementada por todos.

Viva SÃO PEDRO DE RIO SECO


18 de novembro de 2010

São Pedro do Rio Seco no Mundo

Estimados Sampedrenses, amigos leitores e visitantes

Nas minhas deambulações pelo virtual, buscando sinais das “pegadas” deixadas por São Pedro e pelos Sampedrenses, no mundo, deparei-me com uma notícia que, para muitos, deverá já ser conhecida. Para aqueles que, como eu, eram estranhos a esta matéria, deixo-vos a notícia integral, retirada de um belo blog sobre a Vila de Vila Franca das Naves e previamente autorizada pelo seu autor, Sr. Fernando Martins, que, amavelmente acedeu à sua agora publicação.

De notar que a notícia original já data de 16 de Agosto de 2007.

O Padre Indaleto morreu há 20 anos...

Padre Indaleto

Faz hoje 20 anos (16.08.1987) que o nosso Padre Indaleto morria, de cancro do abdómen, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Chamava-se Indaleto Lopes das Neves, tinha nascido em S. Pedro de Rio Seco (Almeida) e, em Outubro de 1954, o Bispo da Guarda tinha-lhe dado a nossa Paróquia, pela qual zelou até à morte, durante quase 33 anos. Grande benemérito da terra, a ele devemos, com alguns párocos vizinhos, o Externato de S. Pedro (vulgo o Colégio) que veio dar origem à actual Escola EB 2.3 de Vila Franca das Naves (agora Agrupamento de Escolas de Escolas de Vila Franca das Naves), bem como a Igreja Nova, Casa Paroquial e Salão Paroquial, o Jardim de Infância e ainda o actual Clube da terra - a Associação Cultural e Desportiva de Vila Franca das Naves.

Busto Padre IndaletoFui, com meus pais e irmã mais velha, das últimas pessoas a vê-lo com vida, cheio de dores e com icterícia, quase moribundo. Morreu poucas horas depois - mas enquanto o seu nome perdurar na boca dos vila-franca-navenses, enquanto a sua obra existir, enquanto houver uma rua como seu nome, enquanto perdurar o seu busto, enquanto a sua lápide (onde repousa com seus pais) for preservada, ele continuará a viver entre nós.

Uma terra com história é uma terra viva - e o nosso Padre Indaleto tem um lugar especial na nossa história... “

Publicado por Fernando Martins

( http://vilafrancadasnaves.blogspot.com/2007_08_01_archive.html )

Um forte abraço deste Sampedrense convicto

Citrus Sénior

Sem comentários: