Seja bem-vindo(a) ao espaço que pretende ser, simultaneamente, depósito de memória e elemento catalisador de união entre os Sampedrenses.
Ao contrário do que o nome possa fazer transparecer, não se trata de uma associação que exija vinculo por quotas, mas sim, de um grupo de sampedrenses que pretendem, com a sua união, ver nascer uma tradição que querem fomentada e implementada por todos.

Viva SÃO PEDRO DE RIO SECO


25 de setembro de 2009

POR TERRAS DE RIBA-CÔA (2)


Ribacôa

O Ribacôa (etimologicamente, na margem do Côa) é uma região da Beira Alta, situada sensivelmente entre a margem direita do rio Côa e a margem esquerda do rio Águeda, em torno da qual houve disputas territoriais entre Portugal e Leão (e a partir de 1230, Castela). Pelo tratado de Alcanizes de 1297, os castelos da região passaram em definitivo para as mãos portuguesas. Grosso modo, a região compreendia as seguintes fortalezas:

Castelo de Alfaiates
Castelo de Almeida
Castelo de Castelo Bom
Castelo de Castelo Melhor
Castelo de Castelo Mendo
Castelo de Castelo Rodrigo
Castelo de Monforte
Castelo de Pinhel
Castelo de Sabugal
Castelo de Vilar Maior

Actualmente, a região é ocupada pelos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Sabugal (todas no distrito da Guarda; Beira Interior Norte. Existem duas cidades históricas: Pinhel(com categoria honorifica de cidade desde 1770 e antiga diocese) e Sabugal (elevada recentemente a cidade {em 2004}). As históricas cidades de Pinhel e Sabugal possuem monumentos, assim como as notáveis vilas de Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo e grande parte de outras vilas, e aldeias localizadas em Terras de Riba-Coa, incluindo pelourinhos alem de castelos, muralhas e outras fortalezas nas proximidades do Côa, que corre de sul (município de Sabugal) a norte (município de Foz Côa, o qual fica inserido na sub região Douro). Principal rio: Côa Montanha principal de Riba-Coa: A Serra da Marofa. Localidades principais: Pinhel, Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Vilar Formoso(Vila), Souto(Vila), Alverca da Beira, Freixedas, Pínzio, etc,.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários: