Seja bem-vindo(a) ao espaço que pretende ser, simultaneamente, depósito de memória e elemento catalisador de união entre os Sampedrenses.
Ao contrário do que o nome possa fazer transparecer, não se trata de uma associação que exija vinculo por quotas, mas sim, de um grupo de sampedrenses que pretendem, com a sua união, ver nascer uma tradição que querem fomentada e implementada por todos.

Viva SÃO PEDRO DE RIO SECO


24 de setembro de 2009

NOME POLÉMICO?

Olá amigos,

Ao dar conhecimento, desta página, à minha sobrinha Carina, achei interessante a “polémica” por ela levantada, sobre o nome da mesma, - “Associação Masculina? Machista!!!. Já não leio o resto.” - foi assim que fui brindado com a sua opinião. O nome mais não é do que aquele que eu criei, “minha culpa”, e que na realidade se reporta ao Grupo de SamPedrenses - aleatório e mutável - que existe e anualmente se junta numa alegre tertúlia inofensiva, sem “machismos”, desde há quatro anos, ao ponto de agora escrever estes meus pensamentos.

Passarei então a explicar o nome e respectivo “logótipo”.

Se bem que o Grupo de SamPedrenses não seja mais do que isso mesmo, um grupo de amigos nados ou de algum modo ligados a São Pedro, que encontraram neste convívio um modo de reatar ou reavivar as suas amizades e afinidades, para a maioria deles com um interregno de um ano, mesmo assim e para reforçar as siglas desse grupo de amigos baptizei-o de “Associação” para que a sigla pudesse contar com aquilo que realmente nos reúne que mais não é que o Amor por São Pedro do Rio Seco. AMASPRS (Ama São Pedro do Rio Seco).

Poderá parecer preconceituoso ou machista o facto do grupo só comportar elementos do sexo masculino mas também isso tem uma explicação lógica.

Assim como se criou a ideia da descriminação, do dia pra noite, deve-se encerrar do dia para a noite também, e isso não necessita de alguma lei ou regra, uma associação ou um milhar ou centena ou dezena de um grupo de amigos, são um acto a ser formalizado dentro das nossas mentes e "publicado" aos demais.

Tudo começou com um inocente lanche/jantar com a participação do Prof. Carlos (Amarante), do Jorge Albano (Porto), dos irmãos Sales (Porto), do Zé Alberto Sales (Guarda) e deste vosso modesto criado. Ainda me lembro da “dificuldade” que tivemos para apreciar uns belos nacos de cabrito assado, bem regados, como mandam as regras, ali no cruzamento da Junça. E tu também te lembras Jorge… queriam obrigar-te a pagar a conta … São os brincalhões …


Lá estou eu a divagar. Voltando ao que interessa.

Último dia da festa - Festa em honra de Nª Srª do Bom Sucesso – com o programa quase cumprido; Jogo de futebol entre Casadas e Solteiras quase terminado; últimos cartuxos para estarmos com amigos que não víamos há já um ano e eis que se encontravam reunidas todas as condições suficientes e necessárias para o evento, que felizmente foi crescendo com a inclusão de mais SamPedrenses através do passa a palavra.



Todos homens sim, não por machismo, mas para espicaçarmos a arte e engenho femininos para a efectivação de eventos semelhantes.

De notar que o grupo não pretende ligações partidárias, clubistas ou de outro cariz menos próprio para o propósito. Até assim existem contradições e divisionismos. Caramba pá! Somos todos de São Pedro, pessoal. Hoje infelizmente existem pessoas formadoras da opinião e não formadoras de opinião, não que uma seja melhor que a outra, cada pessoa é livre de se posicionar segundo o seu desejo, aliás somos aquilo que pensamos, ou melhor, somos do tamanho dos nossos pensamentos.

Mas há quem discorde como há quem concorde, então a dualidade existe para medirmos, compararmos e muitas outras coisas...

Retomando a conversa. Com o grupo aumentado e muito, o efectivamente, primeiro convívio, teve lugar em Vilar Formoso, no restaurante Casa Latina do amigo Tó Lameiras. O segundo, também emoldurado com uma boa meia centena de participantes, teve lugar na vila de Almeida, no conhecido restaurante A Muralha, na altura ainda propriedade do Prof. Artur. O terceiro já feito num molde mais “profissional” e com a mordomia do Zé Alberto Sales e do Zé Ferreira, no corrente ano, foi realizado em Vilar Formoso no restaurante Quinta Prado Verde, propriedade da família Marques, sobejamente conhecida nesta região e não só. Introduzindo aqui um pequeno “á parte” para a bela lembrança do SamPedrense Carlos Jorge, que foi para o convívio munido de uma máquina fotográfica, para eternizar o evento. (Carlos manda-me algumas fotos para mostrar aqui).

De notar que foram nomeados para “mordomos”, deste convívio é claro, e para o ano de 2010, o Zé Augusto F. Limão Martins e este vosso Amigo. Esperem por novidades.

Estava tão empolgado que quase me esquecia de escrever sobre o símbolo, também por mim criado, “mea culpa” e que deixo à vossa apreciação e se quiserdes, aprovação.



SamPedrenses! Vamos mostrar a Alma e o Querer do pessoal da nossa terra. No final das contas podemos descobrir que tudo isto serve para nos estimular-mos a produzir felicidade; tudo estava, está e estará dentro de nós, bastando que despertemos em nós mesmos a vontade de fazer por alguém, fazendo esse alguém sentir e despertar esse mesmo sentimento, assemelhando-se a uma reacção em cadeia, onde o fim, bem, o fim é apenas um nome que simboliza o nosso princípio, meio e fim.



Viva SÃO PEDRO DO RIO SECO


Abraços!



(Citrus Sénior)

Sem comentários: