Seja bem-vindo(a) ao espaço que pretende ser, simultaneamente, depósito de memória e elemento catalisador de união entre os Sampedrenses.
Ao contrário do que o nome possa fazer transparecer, não se trata de uma associação que exija vinculo por quotas, mas sim, de um grupo de sampedrenses que pretendem, com a sua união, ver nascer uma tradição que querem fomentada e implementada por todos.

Viva SÃO PEDRO DE RIO SECO


27 de setembro de 2010

São Pedro do Rio Seco e as suas Gentes

Estimados Sampedrenses, amigos leitores e visitantes

Conforme o título faz antever, trago hoje até vós mais um Sampedrense, cujo “metier” lhe proporcionou, apesar de ainda “tenra” idade, o reconhecimento Nacional e Internacional.

O Sampedrense aqui focado é neto do falecido “Cabo Almeida” e filho do nosso conterrâneo Tó Faustino ou Tó Limão.

_mg_9620_1223423390Ricardo Limão

Data e Local de Nascimento: Nasceu em Lisboa a 14 de Novembro de 1986.

Formação em Dança: Após audição, entra para o Conservatório Nacional de Dança em 1996 onde cumpre os oito anos de curso graduando-se em 2005.

Principais Professores: Desde o ano em que iniciou os estudos até agora, trabalhou com vários professores entre eles Georges Garcia; Guilherme Dias; José Luís Vieira; Marc de Graef; Paulo Manso; Carlos Caldas; Pedro Carneiro; Adol Kamzine; Mehmet Balkan; Mara Fusco; Myrna Kamara como técnica clássica. Constança Couto; Cristina Pereira; Margarida Bettencourt; Carlos Prado; Benvindo Fonseca; Rui Horta como professores na área moderna.

Experiência Profissional Prévia: Ricardo nunca trabalhou em outra companhia de dança profissional tendo entrado logo para a Companhia Nacional de Dança no ano em que terminou o curso no Conservatório.

Principal Reportório dançado extra-CNB: Pequenas participações em “Romeu e Julieta” com a American Reportory Ballet; “Cinderella” com a CNB; “Petruchka” com a CNB e “Quebra Nozes” também com a CNB em 2004 e 2005.

Data de Entrada na CNB: Em Setembro de 2005 sob a direcção de Mehmet Balkan.

Reportório dançado na CNB: Na temporada 2005/2006, “D.Quixote” de Mehmet Balkan;“Kazimir´s Colors” de Mauro Bigonzetti, Giselle” de Georges Garcia; na temporada 2006/2007, "A Sagração da Primavera” de Nijinsky; “Pássaro de Fogo” de Uwe Sholz, “Bach á L`Oriental” de Mehmet Balkan, “O Lago dos Cisnes” de Mehmet Balkan, "Ever Near, Ever Far” de Heinz Spoerli, "Pedro e Inês” de Olga Roriz; na temporada de 2007/2008, “O Lago dos Cisnes” de Mehmet Balkan, “Pedro e Inês” de Olga Roriz, "Baile dos Cadetes” de Armando Jorge, “Cantata” de Mauro Bigonzetti.

Referências/Inspiração na dança: Tem várias referências no Universo da Dança e, ao longo da sua carreira, o contacto com diferentes bailarinos com diferentes formas de trabalhar, de dançar e de estar na dança também influencia e inspira. “

Creio que para muitos de vós, apesar de sobejamente conhecido por todos, provavelmente era-vos desconhecida a arte deste nosso conterrâneo. Assim sendo aqui vos deixo este pequeno tributo de reconhecimento a mais um Sampedrense.

Um forte abraço deste Sampedrense convicto

Citrus Sénior

Sem comentários: