Seja bem-vindo(a) ao espaço que pretende ser, simultaneamente, depósito de memória e elemento catalisador de união entre os Sampedrenses.
Ao contrário do que o nome possa fazer transparecer, não se trata de uma associação que exija vinculo por quotas, mas sim, de um grupo de sampedrenses que pretendem, com a sua união, ver nascer uma tradição que querem fomentada e implementada por todos.

Viva SÃO PEDRO DE RIO SECO


23 de setembro de 2009

São Pedro do Rio Seco - O meu "Paris-Texas"

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA

A Freguesia é muito antiga e dela se faz menção no ano de 1222 na “carta de povoação da herdade do Rio Seco”, dada por D. Sancho II. Porém, só através dos foros de Castelo Bom, no início do séc. XIII, se faz referência a S. Pedro do Rio Seco. Com o tratado de Alcanizes (1297), a povoação é transferida do reino de Castela para o reino de Portugal, englobada no concelho de Castelo Bom, juntamente com Vilar Formoso, Freineda e Naves, concelho a que viria a pertencer até 1834.

É integrada, posteriormente, no concelho de Almeida, município de que ainda hoje faz parte, num universo de 29 Freguesias.



Brasão: Escudo de púrpura, livro aberto de prata; em chefe, uma chave de ouro e uma chave de prata, passadas em aspa, com os palhetões para cima; campanha diminuta ondada de prata e azul de cinco tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «S. PEDRO de RIO SECO».


Património Arquitectónico:



Igreja Matriz - “Interessante monumento com três naves de estrutura românica-gótica. Sofreu, na época barroca, significativa alteração, por isso, vista do exterior, ela aparenta um certo ar barroco.”
in “São Pedro do Rio Seco – Contributo para uma monografia”.

Capela - “Templo barroco, de estrutura muito simples. Nela está uma majestosa imagem de Nª. Srª. do Bom Sucesso, à qual, no verão, o povo tributa homenagem, fazendo-lhe a “Festa Grande”.”
in “São Pedro do Rio Seco – Contributo para uma monografia”

Fonte Romana - Com cobertura em pedra, provavelmente reconstruída no séc. XVII ou XVIII


Chafariz do Enxido - 1936 e Chafariz Velho - 1723.



Cruzeiros - Existem vários espalhados pela Freguesia, destaque para Cruzeiro da Ponte da Senhora que para além do nicho, contém uma inscrição que diz o seguinte: ASDFVGGJ.





Passos do Calvário - São também dignos de visita.





Património Arqueológico:

Necrópoles - As principais encontram-se referenciadas com placas colocadas pela autarquia local.

Simples ou Antropomórficas, as sepulturas cavadas na rocha, estão disseminadas pelos campos da Freguesia.

Lagares de Vinho - Dos Lagares escavados na rocha, da época romana, destaca-se o de Vale de Lagar, relativamente próximo da povoação.

Sem comentários: